quarta-feira, 28 de março de 2007

Ao mestre, com carinho

Aproximadamente aos treze anos, coloquei uma fita K-7, no som do carro da minha mãe. “Raul Seixas... será que é bom?” me perguntei. Até então, nunca tinha “ouvido” uma música sequer. Para não parecer deslocado nas rodas sobre o assunto, eu dizia que gostava de Sertanejo, só por que, algum dia, eu tinha aprendido a cantar “Pense em mim” de Leandro e Leonardo.

A primeira música que ouvi foi “Metamorfose Ambulante”, uma verdadeira bomba psicológica na cabeça de um recém-entrado na adolescência. Depois fui ouvindo o restante e pensei: “Putz, o cara não canta tão bem assim, mas então, porque não consigo parar de ouvir?”.

Desse dia em diante, ganhei uma professor, amigo, conselheiro, pai... Cada música de Raulzito me fazia refletir sobre coisas que talvez eu nunca sequer refletisse em minha vida. Quando triste ou precisando de uma força, ouvia o “Tente outra vez”, “Você ainda pode sonhar” e “Por quem os sinos dobram” e sentia minhas energias revigorarem. Quando apaixonado, sempre me identificava com “Tu és o MDC da minha vida” e “Prelúdio”. Tive “A lei” embaixo do braço e ao pé do ouvido quando queria definir uma posição ética ou política. E quando simplesmente queria questionar, bastava dar um grito de “Toca Raul”, que o que viesse, atenderia meu desejo.

Tinha vezes que eu gostava de ouvir música sem ouvi-la e achava que Raulzito poderia me oferecer isso, mas depois vi que essa função cabe exclusivamente ao Axé. Alguns fãs acreditam que existem músicas de Raulzito que são somente músicas sem algum sentido por trás, mas depois de analisar “Um som para Laio” e “Na rodoviária” percebi que todas as músicas possuem algum significado...

Hoje, quando me perguntam qual é o meu estilo, digo que são todos, visto que, do Brega ao Rock, Raul toca tudo! É muito fácil ser o Rei da música tocando o mesmo tipo de música melosa o resto da vida. Gostaria de ver outro cantor que fizesse o que Raulzito fez cantando “n” estilos de música e angariar milhões de fãs que o ouvem mesmo após dezessete anos de sua morte.

E é isso que pretendo mostrar no blog que criei, o www.ml743.blogspot.com . A medida que meu conhecimento foi aumentando, achei Nietzsche, Freud, Kafka, Schopenhauer e Sartre nas letras de Raul. Pretendo mostrar uma ou outra coisa que aprendi nas músicas dele. Isso é o mínimo que posso fazer para retribuí-lo e a única coisa que ele me pede. Faço parte da “Geração da Luz” e a pedido de Raulzito, ajudarei o mundo a alcançá-la.

abr@ços

Elloc

9 comentários:

Rita Louzeiro disse...

Noooossa, amei a idéia do teu blog. Parabéns, moço.

Sucesso.

Anônimo disse...

Parabens irmão!
Me chamo Mauricio Virgilio, gosto um pouco de Raul, um pouco ao ponto de ter 25 albuns dele e mais umas coletanias, alguns livros, bastante coisa digital e ser fã de carteinha do fã clube do Sylvio Passos,ñ gosto muito de pscicologia ñ, sou mais filosofia. Entendo algumas letras do Raul pelo que eu sei da vida dele, pq muitas, apenas ouvindo, ñ sou capaz de intender, e muitas letras como Na Rodoviaria eu ñ fazia a minima do que significava. Seria bom "compriender o que eu não compriendo". Se precisar de ajuda e eu puder ajudar, é só entrar em contato.
Abraço amigo!

mauvirgilio@hotmail.com

Anônimo disse...

irmão, me fale o que vc sabe ssobre a clasica musica Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atraz.

Obrigado!

Viva a lei de Thelema!

Allan Cavalcanti disse...

O q singnifica a musica metro linha 743 .... nao entendo nada...é alguma critica?abraços!

Anônimo disse...

cara mto bom...gostei da iniciativa por querer manter vivo o GÊNIO!

Concordo plenamente que é facil ser rei com baboseiras repetitivas e sem sal, sem nenhuma criatividade moral que sirva de guia para vida!

'como vai voce, eu preciso saber da sua vida'(Roberto Carlos)...fala sério, por acaso sou fofoqueiro pra qrer saber da vida dos outros?

Quais interpretações vc possui?
Flw e boa sorte!

Mundo sem noção!!! disse...

gostaria de saber o significado do metro linha 743. porque este titulo

ademarneves disse...

valeu não conhecia esses comentários e me amarro no raulzito.

ademarneves disse...

não conhecia esses comentários, me amarrou no raulzito e vou entrar no blog.
valeu e toca raul

ademarneves disse...

valeu não conhecia esses comentários e me amarro no raulzito.